Releases Parceria da Editora PUC com a Editora Summos, livro ex-aluno da PUC-Rio Reinaldo da Silva Guimarães fala das ações afirmativas na Universidade.
Lançamento do livro "Afrocidadanização"
04/04/2013
Afrocidadanização é o processo pelo qual os indivíduos negros, historicamente subalternizados na sociedade brasileira, conquistam efetivamente a cidadania plena. No livro “Afrocidadanização – Ações afirmativas e trajetórias de vida no Rio de Janeiro”, lançamento da Selo Negro Edições, em coedição com a Editora PUC, o professor Reinaldo da Silva Guimarães aborda a ascensão por meio do ingresso na universidade. Ele apresenta a trajetória de vida dos universitários provenientes dos pré-vestibulares comunitários e populares em rede, que foram beneficiados com as ações afirmativas da PUC-Rio depois de sua graduação. O autor dá visibilidade ao peso do racismo no mercado de trabalho, uma vez superada a histórica barreira da formação acadêmica pelos negros brasileiros. O lançamento será no dia 4 e abril, quinta-feira, às 18h30m, na Livraria Cultura – Cine Vitória.
Para pesquisar a trajetória profissional dos bolsistas, Guimarães adotou sua própria história como referência intelectual e emocional para compreender as percepções narradas pelos entrevistados. Eles apontam para um contexto pautado na perseverança e no desejo de superação, mostrando uma realidade pouco conhecida e difícil de ser traduzida, mas repleta de simbolismos.
A trajetória do autor reflete e dá essência e concretude ao conceito de afrocidadanização. Nascido em comunidade pobre, ele conseguiu superar diversos momentos difíceis e ingressar na universidade. Como um dos protagonistas dessa história de sucesso, aproveita sua narrativa para explicitar o processo de construção de identidade racial. “O livro marca um momento positivo na vida brasileira”, diz Elisa Larkin Nascimento, do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), que assina o prefácio da obra.
Resultado de quatro anos de pesquisas desenvolvidas pelo autor no Programa de Pós-graduação em Serviço Social da PUC-Rio, o livro traz a atual realidade profissional de 14 entrevistados, formados em diversas áreas, e o impacto da sua formação universitária sobre sua vida material e sobre suas relações com a família e com a comunidade de onde são provenientes.
Ao apresentar essa análise, que é política e simbolicamente relevante, o autor descreve aspectos ainda desconhecidos, tanto no que diz respeito a esses novos profissionais e sua entrada no mercado de trabalho quanto ao acesso a bens culturais há não muito tempo abertos para os indivíduos da população negra.
“A obra revela o potencial transformador das ações afirmativas, mostrando que o acesso ao ensino superior e a passagem pela universidade ampliam de fato os direitos de cidadania da população negra brasileira”, afirma o autor. Com base em histórias de superação, o livro aborda, em sete capítulos, questões como a construção de identidades raciais; raça e racismo como estruturas de distinção e poder; identidade e reconhecimento; e cidadania como estratégia de luta.
“Em geral, a maioria dos entrevistados está satisfeita, embora muitos acreditem que ainda existam preconceito e diferenças salariais”, afirma Guimarães. Mas, segundo ele, o saldo é positivo, principalmente porque esses indivíduos servem de exemplo para a família e para a comunidade de base, construindo assim capital social que permite a mudança.
Na avaliação do autor, ainda há muito que se fazer, muita luta a enfrentar, mas o conjunto de vivências e percepções dos entrevistados reflete essa potencialidade “revolucionária” das ações afirmativas, ou seja, de transformação profunda nas condições materiais, culturais e simbólicas na vida dos indivíduos negros brasileiros. “Isso, claro, caso se mantenham e se ampliem os esforços por garantir mais e melhores oportunidades para essas pessoas nas instituições de ensino superior do país”, complementa.
Reinaldo da Silva Guimarães é doutor em Serviço Social pela PUC-Rio, mestre em Sociologia pelo Iuperj, bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela PUC-Rio.

Título: Afrocidadanização – Ações afirmativas e trajetórias de vida no Rio de Janeiro
Autor: Reinaldo da Silva Guimarães
Editora: Selo Negro Edições
Preço: R$ 46,90 (ebook R$ 32,80)
Páginas: 208 (14 x 21 cm)
ISBN: 978-85-87478-84-9
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.selonegro.com.br

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br