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Data: Domingo, 3 de novembro de 2013
Traços que dão sentido ao universo das crianças
04/11/2013
Estabelecer um diálogo entre imagem e texto é fundamental para o aprendizado


Entre riscos e rabiscos nasce o interesse das crianças pelo mundo dos livros. A literatura infantil tem o papel de abrir portas, e a comunhão da imagem com o texto não serve para embelezar o livro: ela tem um papel fundamental no aprendizado, acrescenta informação para fazer com que aquela mensagem escrita seja melhor apreendida pelo leitor mirim.

As ilustrações existem desde os primórdios da humanidade, o homem de Neandertal fazia isso com desenhos na caverna. Uma forma de contar uma história, que pode ser subjetiva, emocional, de forma que o receptor entenda a ideia. Para o professor Guto Lins, do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, que é um premiado ilustrador de livros infantis, a diferença é que hoje existem mais aparatos tecnológicos e a quantidade de informações que as crianças têm é maior.

Para o desenhista Miguel Geraldo Mendes, mais conhecido como Mig, a ilustração também é uma leitura, ela enriquece e acrescenta sentido ao texto, é como se fosse um comentário extra. Segundo ele, o processo de construção das imagens de um livro infantil começa a partir do texto. O desenhista interpreta a história, faz um layout, um estudo do que ele quer fazer e preenche as páginas.

– O papel do ilustrador é ilustrar o que ele entendeu do texto, é importante que ele saiba constituir um diálogo – observa.

Formado em jornalismo pela PUC-Rio, Mig sempre gostou de desenhar, mas não imaginava que o hobby viraria profissão. Começou a carreira como estagiário do Jornal da PUC, no Projeto Comunicar, onde participou da primeira turma de estagiários, em 1987. Trabalhava como repórter, mas, quando sobrava um espaço no jornal, criava uma ilustração.

Recentemente, em parceria com o escritor Gustavo Luiz, ele lançou a coleção Primeiros Sabores da Leitura. As obras misturam frases curtas e desenhos, são voltadas para a primeira leitura das crianças. Premiado com os selos Altamente recomendável e Melhor projeto editorial, vencedor do Prêmio de Formento à Cultura 2011 do Sesc-Rio, na categoria Literatura Jovem, Guto Lins diz que a elaboração das imagens começa pela leitura de um texto preto e branco, para imaginar a melhor estética. Ele ressalta que cada artista vai produzir uma ilustração distinta, pois as interpretações são diferentes.

– O desenhista não pode ser arrogante a ponto de achar que a tradução que ele fez é única. A tradução mais importante é a que a criança vai fazer na cabeça dela. Então, até que ponto você vai ser literal, subjetivo, surreal, depende da análise do texto, de como ele vai ocupar um espaço retangular, em um determinado número de páginas – comenta Lins.

De acordo com o professor, o acesso à tecnologia não pode limitar a criação literária. Para ele, algumas informações funcionam melhor em um livro, e outras, em tablets ou e e-books.

– Eu não acho que um suporte eletrônico seja um não livro. Você tem livros ruins e bons nas duas plataformas.




Ex-estagiário do Projeto Comunicar, Mig Mendes lança nova coleção de livros para crianças

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