Tipo de Clipping: WEB
Data: 29/03/2016
Veículo: Maxpress
Falta pouco para a 22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que será realizada de 31 de março a 3 de abril, em São José dos Campos-SP. São 74 equipes inscritas, de 68 instituições de ensino superior, num total de 1.460 estudantes de engenharia das cinco regiões brasileiras, que, assistidos por professores, desenvolveram e construíram carros off-road (Baja SAE) – todos já em testes finais -, exclusivamente para disputar a tradicional competição nacional de engenharia.
Na competição, além das apresentações do projeto feito pela equipes, os veículos são submetidos a rigorosas avaliações estáticas e dinâmicas. As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o País na Baja SAE Tennessee Tech, de 14 a 17 de abril de 2017 em Cookeville, Tennessee, EUA, onde o Brasil já venceu quatro vezes.
Espírito Santo – três equipes representarão o Estado capixaba, uma delas a SamaBaja, do Instituto Federal do Espírito Santo. A equipe tem 19 integrantes e corre com os testes finais do carro. O veículo ganhou várias inovações, como sistema de medição do nível de combustível. Duas chaves magnéticas alocadas na parte externa do tanque são acionadas com a passagem de uma boia, à medida que o nível de gasolina abaixa. “Também instalamos uma plataforma de telemetria embarcada para monitoramento dos sensores instalados no veículo”, diz Lucas Marins Souza, aluno de Engenharia Mecânica e capitão da equipe, que obteve a 38ª colocação em 2015 e disputará a competição pelo terceiro ano consecutivo.
Minas Gerais – segundo Estado em participação, após São Paulo (22), Minas Gerais possui 10 equipes inscritas. A Baja UFMG, da Universidade Federal, volta à competição, onde venceu em 2015. Para buscar novamente o pódio, a equipe investiu no carro, que pesa 156 kg e utiliza ligas de alumínio aeronáutico e fibras de carbono e de vidro. “O sistema eletroeletrônico do veículo traz novidades que proporcionam o aumento da sua capacidade de processamento e confiabilidade”, afirma Clara Braz Iplinsky, aluna de Engenharia de Produção e capitã da equipe. O novo protótipo também possui evoluções significativas no sistema de transmissão e freios. Muitas das peças obtidas do mercado foram substituídas por outras projetadas e fabricadas pela própria equipe, com 24 integrantes.
Rio de Janeiro – oito equipes de sete instituições cariocas estão inscritas. A Ali Babaja, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé, trabalha no carro dentro da instituição. Breno Silva, capitão da equipe, com 23 integrantes, conta que o veículo ganhou reforços estruturais em locais sujeitos a altas tensões, novas peças fabricadas em aço-liga e emprego de eletrônica para medir velocidade e rotação do motor. “Também utilizaremos um sistema eletrônico com velocímetro e tacômetro (conta-giros) pela primeira vez”, diz o estudante. A expectativa, diz, é concluir todas as provas e ter boa pontuação.
O Baja – O Baja SAE é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capaz de transportar pilotos com até 1,90 m de altura e até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, responsáveis pela viabilidade econômica do projeto.
Este ano a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS traz mudanças no regulamento. As principais alterações são relacionadas à segurança da prova. Entre elas está o abastecimento dos carros, que agora deve ser feito antes da inspeção de segurança, além de novas regras para o sistema elétrico do veículo e controle de configuração do motor. O espaço destinado ao abastecimento também muda com a obrigatoriedade do uso de contêineres para o combustível, sistema de reabastecimento, funil e extintor, reforçando a segurança e organização do local.
“As competições estudantis da SAE BRASIL são provas de engenharia criadas para desafiar os jovens a praticar conhecimento técnico com ousadia e criatividade, além de fazer com que tomem contato com a gestão de projeto em todos os seus aspectos, inclusive o financeiro. É verdadeiramente uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro”, analisa Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
31 de março a 03 de abril de 2016
Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da Fatec
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
31 de março
8h30 às 9h30 – Briefing da competição. 12h30 às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios.
1º de abril
9h às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. 9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos.
02 de abril
9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos. 11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e “suspension and traction”) e repescagem de segurança. 11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto. 11h30 às 18h30 – Repescagem de freios. 16h20 às 19h – Finais de apresentação de projetos. 19h – Briefing com pilotos.
03 de abril
9h15 – Formação da largada. 10h às 14h – Enduro de resistência. 15h – Encerramento
Equipes na 22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
Total: 74 equipes inscritas • 19 Estados mais DF • 68 instituições de ensino
(em 2015 foram 76 equipes inscritas • 16 Estados mais DF e EUA • 70 instituições de ensino)
CENTRO-OESTE (1 estado + DF – 3 equipes – 3 instituições)
Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 30)
Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) – equipe UFMTBaja SAE (carro 48)
Mato Grosso do Sul (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – equipe Baja Guaicurus (carro 69)
NORDESTE (7 Estados – 13 equipes – 11 instituições)
Alagoas (1 equipe / 1 instituição)
Faculdade Pitágoras Maceió – equipe Bode Guerreiro Baja (carro 68)
Bahia (1 equipe /1 instituição)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira Baja (carro 63)
Paraíba (4 equipes / 3 instituições)
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – equipe Bajampa (carro 73)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – equipes UFPBaja Inebriável (carro 42) e UFPBaja Inobliterável (carro 43)
Universidade Federal Campina Grande (UFCG) – equipe ParahyBaja (carro 72)
Pernambuco (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Fed. de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 (carro 2) e Mangue Baja 2 (carro 3)
Universidade de Pernambuco (UPE) – equipe Corisco (carro 17)
Rio Grande do Norte (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – equipe Car-Kará (carro 10)
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – equipe Cactus Baja (carro 14)
Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – equipe Bumba Meu Baja (carro 57)
Piauí (1 equipe / 1 instituição)
Instituto Federal do Piauí (IFPI) – equipe IFPI Baja SAE (carro 55)
NORTE (2 Estados – 3 equipes – 3 instituições)
Amazonas (1 equipe / 1 instituição)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – equipe Baja UEA (carro 56)
Pará ( 2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – equipe Bajara UFOPA (carro 70)
Universidade Federal do Pará (UFPA) – equipe Baja Tucuruí (carro 71)
SUDESTE (4 Estados – 44 equipes – 40 instituições)
São Paulo
Grande São Paulo – (12 equipes / 10 instituições)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 (carro 4) e FEI Baja 2 (carro 5)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 - MLR (carro 12) e Mauá STR (carro 13)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipe ITA Baja (carro 18)
Instituto Presbiteriano Mackenzie – equipe Mack Gear (carro 53)
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP)– equipe Poli Atlas (carro 16)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo – equipe Fatecnólogos (carro 49)
Universidade Estadual Paulista – Unesp – equipe Pac Baja (carro 34)
Universidade Federal do ABC (UFABC) – equipe Baja UFABC (carro 37)
Universidade Paulista (UNIP) – equipe Gulin (carro 65)
Universidade São Judas Tadeu (USJT) – equipe Bajiganga (carro 59)
São Paulo / Interior – (11 equipes / 10 instituições)
Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) – equipe EEP Baja (carro 50)
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESCUSP) – equipes EESC USP 1 (carro 7) e EESC USP 2 (carro 8)
Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe Facens Baja Mud Racing (carro 62)
Fundação Hermínio Ometto – equipe FhoBaja (carro 61)
Universidade Estadual Paulista – Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale (carro 11)
Universidade Estadual de Campinas - Campinas – equipe Unicamp Baja SAE (carro 15)
Universidade Estadual de Campinas – Limeira – equipe Torque Baja (carro 52)
Universidade Estadual Paulista - Ilha Solteira – equipe Tec-Ilha Baja (carro 35)
Universidade Federal de São Carlos – equipe Genau Baja UFSCar (carro 46)
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Baja Unimep (carro 33)
Minas Gerais – (10 equipes / 10 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFAST) – equipe Cefast Baja (carro 9)
Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG) – equipe Baja-Unifeg (carro 66)
Centro Universitário Newton Paiva – equipe camaleão (54)
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Juiz de Fora – equipe Corsários (carro 47)
Universidade Federal de Itajubá – equipe Saci (carro 26)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 1)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – equipe Inconfidentes Baja (carro 51)
Universidade Federal de São João del Rei ( UFSJ) – equipe Komiketo Baja UFSJ (carro 20)
Universidade Federal de Viçosa (UFV) – equipe UFVbaja-Pererecas (carro 64)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – equipe Zebu Baja – UFTM (carro 36)
Espírito Santo – (3 equipes / 3 instituições)
Faculdades Integradas Espírito Santenses – equipe Faesa Baja (carro 45)
Instituto Federal do Espírito Santo (IFEP) – equipe SamaBaja (carro 39)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – equipe Vitória Baja (carro 21)
Rio de Janeiro (8 equipes /7 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CFETRJ) – equipes Mud Runner 1 (carro 40) e Mud Runner 2 (carro 41)
Instituto Politécnico UERJ – equipe Caledônia Racing (carro 74)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – equipe Reptiles Baja (carro 25)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Minerva Baja UFRJ (carro 32)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Macaé – equipe Ali Babaja (carro 58)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – equipe Tuffão Baja SAE (carro 23)
Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda – equipe UFF Baja (carro 44)
SUL (3 Estados – 11 equipes – 11 instituições)
Santa Catarina (2 equipes / 2 instituições)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – equipe Udesc Velociraptor (carro 6)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – equipe UFSC Baja SAE (carro 24)
Rio Grande do Sul (6 equipes / 6 instituições)
Centro Universitário Univates – equipe Baja Univates Team (carro 38)
Faculdade Horizontina – equipe Sinuelo Fahor (carro 28)
Universidade de Passo Fundo (UPF) – equipe Mas Baja Tchê (carro 31)
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 19)
Universidade Federal do Rio Grande (UFRG) – equipe Baja Furg (carro 67)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – equipe Bombaja UFSM (carro 27)
Paraná (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – equipe UFPR Baja SAE (carro 22)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Curitiba (UTFPR) – equipe Imperador UTFPR (carro 29)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Campus Cornélio Procópio) – equipe Procobaja (carro 60)
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