Maxpress

Tipo de Clipping: WEb

Data: 24/06/2016

Veículo: Maxpress

Medicamento é o primeiro de sua classe a reduzir complicações renais em diabéticos, problema que afeta metade desses pac
24/06/2016

Prevenção de complicação renal em pacientes adultos com diabetes tipo 2 e alto risco cardiovascular: medicamento tem benefício comprovado por pesquisa publicada no The New England Journal of Medicine 

Medicamento comercializado como Jardiance® (empagliflozina) reduziu, de forma expressiva, o risco de doença renal em adultos com diabetes tipo 2 - complicação que chega a afetar metade dos pacientes diabéticos1,5 

As empresas farmacêuticas Boehringer Ingelhein e Eli Lilly, em parceria, anunciam uma novidade que representa esperança para os portadores de diabetes tipo 2: sua fórmula registrada como Jardiance® (empagliflozina) acaba de comprovar que confere, aos pacientes com diabetes tipo 2 e alto risco cardiovascular, uma redução de risco de 39%1 de início ou piora de doença renal, em comparação com indivíduos que receberam placebo associado à terapia padrão. 

A conclusão advém de uma pesquisa que acaba de ser publicada no conceituado The New England Journal of Medicine2 e apresentada no evento 76ª sessões científicas, do American Diabetes Association (ADA), em Nova Orleans, nos Estados Unidos. “Essa descoberta é clinicamente relevante, considerando que uma em cada duas pessoas no mundo com diabetes tipo 2 desenvolve problemas nos rins, podendo evoluir para insuficiência renal e, eventualmente, para a necessidade de diálise”, argumenta o endocrinologista Alexandre Benchimol, da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC- RJ. 

Além disso, sabe-se que o paciente diabético com doença renal também é mais propenso a desenvolver doença cardiovascular. Jardiance® demonstrou, nesse mesmo estudo, um efeito muito benéfico sobre essa consequência: além de evitar a progressão da doença renal no diabético, reduziu em 38%2 a probabilidade de morte cardiovascular, tendo evitado, durante o período de cerca de três anos do estudo, 1 em cada 3 mortes de pacientes diabéticos com alto risco cardiovascular. 

Os novos dados são resultado de uma análise, realizada durante um estudo chamado EMPA-REG OUTCOME®, que envolveu mais de 7 mil pacientes com diabetes tipo 2 alto risco cardiovascular, em 42 países2. 

Abaixo, alguns números representativos sobre as melhorias refletidas na qualidade de vida desses indivíduos: 

• Observou-se 55% de diminuição na necessidade de introduzir terapias para ajudar o rim a executar sua função, como a diálise1. 
• 44% menos incidência de doença renal, que é demonstrada pelo aumento de uma proteína chamada creatinina em duas vezes ou mais 1. 
• 38% de redução no número de pacientes que começaram a apresentar albumina na urina, uma proteína que indica lesão inicial no rim. 1. 

Outra vantagem de Jardiance® foi ter sido capaz de promover um efeito positivo adicional, quando combinado com os tratamentos já utilizados, desacelerando o declínio da função renal ao longo do tempo, de modo mais significativo do que a terapia padrão1 

“Com esses novos dados do EMPA-REG OUTCOME, Jardiance ® se torna o único inibidor de SGLT-2 capaz de diminuir a evolução de doença renal em adultos com diabete tipo 2 e doença cardiovascular estabelecida”, comenta a Dra. Patricia Rangel, diretora médica da Boehringer Ingelheim, laboratório que desenvolveu o medicamento em parceria com o Eli Lilly, em referência à classe de medicamentos a que a empagliflozina pertence e que é capaz de inativar uma proteína chamada SGLT-2. Esta, por sua vez, atua na reabsorção da glicose pelos rins, impedindo que o açúcar seja eliminado. Ao tirar essa proteína de cena, portanto, o medicamento ajuda a diminuir os níveis de glicose circulante, promovendo a eliminação do excesso de açúcar pela urina 

Por fim, vale ressaltar que os efeitos adversos que levaram à descontinuação de Jardiance® versus placebo em pacientes que apresentaram problemas foram semelhantes em pessoas com e sem comprometimento renal no início do estudo. Mortes devidas à doenças dos rins foram raras e ocorreram em três pacientes tratados com Jardiance® e em nenhum tratado com placebo1. 

Diabetes e doença renal 
Aproximadamente 9 milhões de pessoas declaram sofrer de diabetes no Brasil, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNAD), divulgada pelo Ministério da Saúde³. A prevalência da doença tende a aumentar com o avanço da idade, acometendo cerca de 20% da população após os 65 anos de idade². 

O comprometimento dos rins é muito mais comum em indivíduos diabéticos, chegando a afetar metade dos pacientes com diabetes tipo 2. Como consequência, até 10 em cada 100 deles evoluem para insuficiência renal, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o que, em casos extremos, pode exigir tratamentos radicais como diálise e até transplante4. 

Sobre Jardiance® 
Jardiance® (empagliflozina) é um medicamento oral, de dose única diária, um inibidor SGLT-2, aprovado para comercialização nos Estados Unidos e em outros países para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos com diabetes tipo 2. O medicamento atua bloqueando a reabsorção de glicose pelos rins, favorecendo sua excreção por meio da urina e, consequentemente, baixando a glicemia dos pacientes. A inibição do SGLT--2 é focada na glicose e trabalha independentemente da função das células-beta do pâncreas e dos mecanismos de insulina. Jardiance® não é indicado para pessoas com diabetes tipo 1, tampouco para aquelas que apresentam cetoacidose diabética (aumento de cetonas no sangue e na urina). 

A Boehringer Ingelheim e a Eli Lilly 
Em janeiro de 2011, a Boehringer Ingelheim e a Eli Lilly anunciaram uma aliança com foco em três compostos para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2, que representam as principais classes desses fármacos. Essa aliança alavanca os pontos fortes de duas das maiores empresas farmacêuticas do mundo. Ao juntar forças, as empresas demonstram um compromisso com os pacientes com diabetes e suas necessidades. Saiba mais sobre esta aliança em www.boehringer-ingelheim.com ou www.lilly.com. 

A Boehringer Ingelheim 
O Grupo Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo. Com sede em Ingelheim, na Alemanha, a companhia opera globalmente com 145 afiliadas e com um quadro de mais de 47.500 funcionários. Há 130 anos, a empresa familiar mantém o compromisso com pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de novos medicamentos de alto valor terapêutico para a medicina humana e veterinária. 

A responsabilidade social é um elemento importante da cultura empresarial da Boehringer Ingelheim, o que inclui o envolvimento global em projetos sociais como o “Mais Saúde” e a preocupação com seus colaboradores em todo o mundo. Respeito, oportunidades iguais e o equilíbrio entre carreira e vida familiar formam a base da gestão da empresa, que busca a proteção e a sustentabilidade ambiental em tudo o que faz. 

Em 2015, a Boehringer Ingelheim obteve vendas líquidas de cerca de 14,8 bilhões de euros e investiu 20,3% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento. 

No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui um escritório em São Paulo e uma fábrica em Itapecerica da Serra. Há 60 anos no país, a companhia estabelece parcerias com instituições locais e internacionais que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.br e www.facebook.com/ajudareomelhorremedio. 

A Eli Lilly and Company 
A Lilly é uma empresa líder global em saúde que une cuidado com descoberta para melhorar a vida das pessoas em todo o mundo. Foi fundada há mais de um século atrás por um homem comprometido em criar medicamentos de alta qualidade para necessidades reais e, até hoje, continua firme nessa missão em todo o nosso trabalho. Em todo o mundo, os funcionários da Lilly trabalham para descobrir e dar vida a medicamentos para aqueles que precisem deles, melhorar o conhecimento e gerenciamento de doenças e contribuir com as comunidades por meio de filantropia e voluntariado. Para saber mais sobre a Lilly, visite o site www.lilly.com.br. 

Sobre a Lilly Diabetes 
A Lilly é líder global em cuidados com Diabetes desde 1923, quando lançou a primeira insulina comercial do mundo. Hoje continua a construir em cima da nossa herança e a trabalhar para atender às diversas necessidades das pessoas com diabetes e aqueles que cuidam deles. Por meio de pesquisa e colaboração, um extenso e crescente portfolio e determinação continuada para prover soluções reais – de medicamentos ao suporte do paciente e mais – esforça-se para melhorar a vida das pessoas e de todos aqueles afetados pelo diabetes no mundo. 


Mais sobre Maxpress
Tipo de Clipping: Web Data: 11/06/2019Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 12/03/2018 Veiculo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 08/03/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 08/03/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 02/03/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 26/02/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 21/02/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 20/02/2018 Veículo: Maxpress Net

Tipo de Clipping: Web Data: 13/12/2017 Veículo: MaxPress

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br