Extra

Tipo de Clipping: WEB

Data: 10/01/2017

Veículo: Extra

Jornalismo: veja quais caminhos seguir dentro da profissão
10/01/2017

Cobrir acontecimentos do cotidiano, redigir textos e editar matérias. São essas algumas das atribuições que os jornalistas precisam realizar. Nos últimos anos o mercado tradicional fechou algumas portas ao enxugar suas redações, entretanto, o meio digital está superaquecido e necessita de profissionais com perfil dinâmico e antenado.
Para Ana Cláudia Condeixa de Araújo, coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Unigranrio, embora estejamos testemunhando algumas demissões e fechamento de veículos, também se observa que o mercado está se reinventando todos os dias.
—As novas tecnologias, as mídias digitais e as muitas possibilidades na Internet deram um novo gás e trouxeram opções para muitos deles. Como investimos num curso bastante prático e com estímulo ao empreendedorismo, temos muitos alunos que usam experiências para pensar novas práticas profissionais. Pelo andar da carruagem, o mercado rejeitará os profissionais que não estiverem bem preparados, já que nesse mundo se exige "jogo de cintura".


Segundo ela, é importante buscar uma instituição com uma boa infraestrutura e possibilita diferentes vivências.
—Nosso aluno, durante o curso, possui acesso aos diferentes laboratórios da instituição, como o de TV, Rádio, Fotografia e Jornalismo Impresso, o que permite que ele não espere o início do estágio ou mesmo o começo da vida profissional para começar a viver o jornalismo.
Como possibilidades na carreira, Ana Cláudia aponta ainda, seguir carreira na área de pesquisa e entrevistas para livros, documentários ou mesmo trabalhar com comunicação comunitária. Além disso, ainda de acordo com ela, investir no setor de mídias sociais seria um ótimo diferencial e conta pontos na hora da contratação.
—Hoje, um jornalista que sabe apurar, entrevistar, redigir e editar bem, ainda é pouco. É importante que ele também saiba fazer uso de um câmera de TV, saiba fotografar e faça uso das mídias sociais. Ou seja, um jornalista com uma formação ampla e diversificada, terá suas chances aumentadas.
Para Manuella Yasmin, aluna do 5º da PUC-Rio e estagiária do Jornal O Dia, é muito importante que o aluno saiba editar, seja foto ou vídeo.
—É sempre bom saber o ‘todo’ do produto que você irá trabalhar. Um outro curso que fez bastante diferença na minha vida profissional foi um cursinho de Administração, onde eu tinha aulas de logística, o básico de excel, e resolução de pequenos problemas. Acho fundamental se preparar para o mercado empresarial independente da área que você atua profissionalmente.


De acordo com a jovem, na hora da entrevista, é importante ser verdadeiro e evitar mentiras, mesmo que aparentemente inofensivas.
—Acho importante ser sincero com o entrevistador. Uma dica que dou é estudar a empresa antes de participar da entrevista. Chegar sem saber nada de onde se pretende trabalhar, não parece que realmente rola o interesse na vaga. Parece que você quer simplesmente um emprego qualquer. Uma outra dica é ter conhecimento de mundo. Não basta se prepara apenas profissionalmente, tem que estar ligado nas novidades e ter referências.
A também jornalista Erica Magni, de 30 anos, passou por diversos segmentos da profissão até criar o blog ‘The Brazilian Wax’, junto com dois amigos. Ao entrar como Jovem Aprendiz no Jornal do Brasil, a blogueira acabou passando pela recepção, serviços gerais e redação, quando se apaixonou por jornalismo e iniciou os trabalhos com criação de conteúdo digital.
Para ela, o mercado está ótimo para quem possui projetos pessoais, que tenham o perfil do profissional, onde podem trazer um olhar mais direto sobre o que acontece.


—No mundo dos blogs, se você desenvolve um bom trabalho, tem chance de conseguir público para o seu conteúdo. É muito importante definir muito bem o seu segmento e é preciso pesquisar muito, saber sobre o que está falando e estudar o concorrente. Além disso, é preciso ser um profissional multifacetado. Saber editar, produzir e planejar são de extrema importância.
Uma outra área que vale explorar é o da assessoria de imprensa. De acordo com a Consultora Comercial Jussara Moreira, é importante pensar em diversas funções dentro de um mesmo segmento de mercado.
—Foi-se o tempo em que o profissional era uma coisa só. A multidisciplinaridade é fundamental para os dias de hoje, não só para o dinamismo do profissional quanto, é claro, para a própria sobrevivência financeira, mas tem que se especificar. Um nicho que está bastante amplo e crescendo é o de assessoria de imprensa na área gastronômica, por exemplo. As pessoas precisam comer, e se você desenvolve um trabalho bacana, com bons clientes, você se firma no mercado.
Para se diferenciar no mercado, Jussara acredita que é importante manter o olhar estratégico para demandas e nichos da profissão, mas sem esquecer o que te deixa feliz.
—Não só para Comunicação, mas hoje em dia a gente vive correndo atrás, tem uma questão de sobrevivência muito grande que faz com que, muitas vezes, o profissional se desconecte. A diferenciação, a meu ver, está em manter essa conexão, sem perder o lado comercial e estratégico.


Mais sobre Extra
Tipo de Clipping: Impresso Data: 29/06/2019Veículo: Jornal Extra / Baixada

Tipo de Clipping: Web Data: 04/05/2019Veículo: Extra Online / Rio

Tipo de Clipping: Web Data: 12/03/2018 Veículo: Extra

Tipo de Clipping: Web Data: 09/03/2018 Veículo: Extra

Tipo de Clipping: Web Data: 17/12/2017 Veículo: Extra

Tipo de Clipping: WEBData: 10/08/2017    Veículo: Extra

Tipo de Clipping: WEBData: 08/08/2017     Veículo: Extra

Tipo de Clipping: WEB  Data: 01/08/2017 Veículo: Extra

Tipo de Clipping: WEB  Data: 30/07/2017 Veículo: Extra

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br