Gazeta

Tipo de Clipping: WEB

Data: 20/12/2014

Veículo: Gazeta Digital

Papai Noel, o anticristo
20/12/2014

Mais um Natal na vida dos brasileiros e como sempre muitos fazendo loucura induzidos que são pelos anúncios que martelam suas mentes todos os dias com a palavra mágica da felicidade, assim entendida, ‘comprem’. Hoje a grande data da união familiar está regida pelos pacotes dos presentes da manhã de 25 de dezembro, não mais em torno daquele evento espiritual e religioso que marca o dia do nascimento do filho de DEUS. Todos os detalhes são lembrados, desde o prato a ser servido, as bebidas, a beleza dos talheres, os enfeites enfim, até mesmo grife da roupa para a data. É raro ver uma Bíblia com as palavras do aniversariante à mesa. Pouco ou quase nada se fala DELE e de seu nascimento. Não há, no geral, qualquer imagem sua presente na sala tomada de Papais Noel (Natal) com sua vestimenta vermelha e o saco cheio, símbolo posto como fartura e riqueza. 

Com sua imagem e força da publicidade, Papai Noel implanta seu sistema 666 de consumo e aos poucos vai, de forma inteligente e com sua capacidade e habilidade de convencer, desfigurando o dia 25 de dezembro como data de comemoração cristã, e o transformando em data de programa mundial de consumo. No comércio já está estabelecido o antes e o depois do Natal, ou seja, a maior celebração consumista do planeta que gera efeitos por longo período com as remarcações, para baixo, no mês de janeiro. Esta ação comercial já retirou da maioria da população, outras voltadas às festividades do nascimento de Jesus Cristo tais como aquela em que se referência o seu nascimento, a Missa do Galo. Em grande parte das localidades já não são mais celebradas e tampouco frequentadas, nem mesmo com audiência na televisão em sua transmissão. 

Nos tempos atuais, raras são as famílias que transmitem aos seus filhos a história da data de 25 de dezembro. Estas crianças, aos poucos vão sendo abduzidas pela mensagem única de Papai Noel. O espírito cristão está sendo substituído pelo espírito consumista. Neste período natalino a propaganda é agressiva e não deixa espaço para outro pensar que não o de consumir, de comprar. Ignorar, como muitos estudiosos, a existência de Jesus é algo abominável, mais ainda é querer pela força material, destruir com sua mensagem de vida dada pelo Pai ao ser humano com a capacidade de pensar, de inteligência. 

Este pensar voltado ao consumo em quase todas as datas comemorativas em nossas vidas está diretamente ligado a um processo germinativo que o Estado econômico vem, ao longo dos anos, conduzindo sua atividade totalmente desvinculada de qualquer ligação religiosa, até mesmo as mais simples, o que não ocorria em tempos passados. É um processo que se baseia no laicismo, mas que desfigura a existência humana que na sua essência e natureza, é religiosa. Não há como desfigurar o ser governante, e por consequência o Estado, de ações sem vínculos com sua formação humana, política e social. Elas são formadas por princípios na religiosidade embutidas na construção de sua personalidade. O Estado não deve receber intervenção religiosa na sua forma de agir, mas não pode pregar e atuar com distanciamento da religião em sua existência. Isto não reflete em interferências de correntes religiosas. 

Quando me refiro ao consumo, ele está ligado a todas as formas de obtenção de ganhos que o mercado produtivo oferta e por estímulos do marketing se agregam a qualquer acontecimento da vida no seu dia a dia. O Papai Noel se apoderou da data de nascimento do Senhor Jesus Cristo, assim como o coelho da Páscoa no período de sua morte e renascimento. Entram nesse quadro de abduzidos pelo mercado, Santo Antônio, São Pedro, São João, São Benedito e por aí vai, mas o Papai Noel se tornou o maior anticristo. Você vai se lembrar dele no dia 25 de dezembro? 

Rapphael Curvo é jornalista, advogado pela PUC-RIO e pós-graduado pela Cândido Mendes. 


Mais sobre Gazeta
Tipo de Clipping: Web Data: 19/06/2019Veículo: Gazeta Online

Tipo de Clipping: Web Data: 13/06/2019Veículo: Gazeta do Povo

Tipo de Clipping: Web Data: 25/04/2019Veículo: Gazeta Online

Tipo de Clipping: WebData: 07/04/2019Veículo: Gazeta Online

Tipo de Clipping: Web Data: 06/04/2018 Veículo: Gazeta Online

Tipo de clipping: WebData: 19/03/2018Veículo: Gazeta Online

Tipo de Clipping: Web Data: 15/03/2018 Veículo: Gazeta SP

Tipo de clipping: WebData: 15/03/2018Veículo: Gazeta Online

Tipo de Clipping: Web Data: 15/12/2017 Veículo: Gazeta Digital

Tipo de Clipping: Web Data: 13/11/2017 Veículo: Gazeta Digital

Tipo de Clipping: Web Data: 02/09/2017 Veículo: Gazeta Digital

Tipo de Clipping: Web Data: 20/08/2017 Veículo: Gazeta Online

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br