Maxpress

Tipo de Clipping: WEB

Data: 24/08/2015

Veículo: Maxpress

ONG Banco de Alimentos conquista primeiro lugar do Prêmio Betinho de Cidadania
24/08/2015

A ONG Banco de Alimentos – associação civil pioneira no conceito de colheita urbana e que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos – foi a grande vencedora do Prêmio Betinho de Democracia e Cidadania 2015. A premiação é promovida pela Câmara Municipal de São Paulo para reconhecer a contribuição de organizações não governamentais que lutam em prol da cidadania e contra a fome, miséria, violência e exclusão social.
A “Salva de Prata” foi concedida ao Banco de Alimentos pela luta contra a fome e o desperdício de alimentos, durante sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo, realizada em 19 de agosto. “Ganhar um prêmio dentro da área em que se atua é sempre muito bom, tanto para a equipe que conquistou, quanto para o investidor, que passa a ter a alegria e a segurança de saber que investiu em uma causa que ajuda a sociedade e que é reconhecida por isso, fato que considero fundamental para o crescimento de uma democracia mais colaborativa e solidária”, afirma Luciana Chinaglia Quintão, presidente e fundadora da ONG Banco de Alimentos. Para a economista, o reconhecimento do trabalho realizado pelas organizações não governamentais é importante para incentivar a participação de investidores e voluntários em prol do coletivo.
Para Luciana Quintão, a conquista é ainda mais especial por levar o nome de Betinho: “Fiquei muito feliz com a premiação, mais ainda por estar relacionada com o ser humano que Betinho representa. Tem um sabor todo especial, é uma honra. Betinho nos ensinou que a soma de `vários muitos poucos` pode constituir algo muito maior e nos transmitiu seu exemplo de boa vontade e fé nos homens. Como ele sempre pregou, se existe alguma necessidade é tempo de saná-la por meio do comprometimento individual e coletivo, sendo todos protagonistas, escrevendo a história que queremos para as nossas vidas. Betinho é eterno, porque o bem nunca morre.”
Economista pela PUC do Rio de Janeiro, Luciana encontrou a solução para reduzir os efeitos da fome no combate ao desperdício de alimentos. A organização conduz ações como a colheita urbana, coletando excedentes de comercializações próprios para consumo, mas que teriam o lixo como destino; esses alimentos coletados são distribuídos entre instituições atendidas, possibilitando que um número maior de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade para uma alimentação saudável e equilibrada. Um outro trabalho, as oficinas sustentáveis, foi criado para disseminar o conceito de aproveitamento integral dos alimentos, que se baseia na utilização das partes não convencionais das frutas, verduras e legumes (como folhas, cascas, talos e sementes) no preparo receitas originais e deliciosas, que além de colaborarem para a economia e evitar o desperdício. Em 16 anos de atuação, a ONG já colaborou com a complementação alimentar diária de mais de 21 mil pessoas – entre crianças, jovens, adultos e idosos – atendidas pelas 42 instituições cadastradas no projeto.
Sobre a ONG Banco de Alimentos 
Fundado em 1998 a partir da iniciativa civil e pioneira da economista Luciana C. Quintão, o Banco de Alimentos é uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade e em quantidade suficiente para uma alimentação saudável e equilibrada. Os alimentos distribuídos são excedentes de comercializações, perfeitos para o consumo. A distribuição possibilita a complementação alimentar a todas as pessoas assistidas pelas 42 instituições cadastradas no projeto, ou seja, mais de 21 mil pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos.
De janeiro de 1999 até julho de 2015, o Banco de Alimentos arrecadou 5.961.484,32 quilos de alimentos – base para 55.093.927 refeições, evitando um grande desperdício. A ONG trabalha em três vertentes: a primeira é visando minimizar os efeitos da fome e combatendo o desperdício de alimentos por meio da colheita urbana; a segunda é pelas ações educacionais e profiláticas voltadas às comunidades atendidas, em convênio com faculdades de nutrição; e a terceira forma é levando ações e conhecimento para fora das áreas onde existe o problema concreto da fome, atingindo a sociedade como um todo, no sentido de promover uma mudança social, incentivando o fim da cultura do desperdício e promovendo a cidadania consciente. 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 
Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br 
Visite a página da Printec Comunicação no Facebook 
Camila Ramos camila.ramos@printeccomunicacao.com.br 
Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br 
Vanessa Giacometti de Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br 
Tel: +55 11 5182 1806
Sobre a ONG 
Banco de Alimentos http://www.bancodealimentos.org.br/ 
Visite a página do Banco de Alimentos no Facebook 
Tel: (11) 3674-0080 
email: info@bancodealimentos.org.br 


Mais sobre Maxpress
Tipo de Clipping: Web Data: 11/06/2019Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 12/03/2018 Veiculo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 08/03/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 08/03/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 02/03/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 26/02/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 21/02/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 20/02/2018 Veículo: Maxpress Net

Tipo de Clipping: Web Data: 13/12/2017 Veículo: MaxPress

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br