Extra online

Tipo de Clipping: WEB 

Data: 12/09/2015

Veículo: Extra

Jornalista se dedica à história de João do Rio e, com base em suas crônicas, lança livro sobre o autor.
12/09/2015

No livro “O momento literário”, publicado em 1905, o jornalista e cronista João do Rio faz a seguinte enquete: “O jornalismo, especialmente no Brasil, é um fator bom ou mau para a arte literária?”. Mais de 100 anos depois, a resposta vem na forma de outro livro: “João do Rio e seus cinematographos”, da jornalista niteroiense Aline da Silva Novaes, de 32 anos. Doutora em literatura e contemporaneidade, ela lança sua obra na próxima terça-feira, às 19h, na Blooks Livraria, na Praia de Botafogo, Zona Sul do Rio. 
Assim como Paulo Barreto — o nome verdadeiro de João do Rio —, Aline conta que sempre bebeu da fonte literária quando trabalhava em jornais. E agora, para a produção do livro, teve que colocar o lado jornalista em ação para investigar os costumes da sociedade carioca no início do século passado. A viagem se deu pela análise da coluna “Cinematografos”, publicada na Gazeta de Notícias entre 1907 e 1910. 
— Conheci a história do João do Rio no meu curso de jornalismo. Lembro que uma professora nos apresentou alguns escritos dele e me encantei. No Brasil, ele foi o primeiro grande repórter que saía à rua para investigar as histórias — explica Aline.


Depois daquela aula, Aline resolveu procurar um grupo de pesquisa que estudava a obra de João: 
— Toda a minha pesquisa, durante esses dez anos, foi feita sob a orientação do professor Renato Cordeiro Gomes, que é um dos maiores estudiosos do tema.
Uma paixão que surgiu na infância
Nascida em Niterói, mas criada em São Gonçalo, Aline é filha de um técnico de telecomunicações e de uma dentista. O amor pela literatura, segundo a escritora, surgiu ainda na infância.
— A empresa em que meu pai trabalhava fez um concurso de redação para os filhos dos funcionários. O primeiro colocado ganhava uma entrada para um parque de diversões. Mas o que eu queria mesmo era o par de patins, para o segundo lugar. E não é que ganhei? — diverte-se Aline.


Já no fim da adolescência, ela colocou na cabeça que assumiria a difícil missão de cursar ao mesmo tempo duas faculdades. 
— Em 2002, consegui uma bolsa de 70% de desconto na PUC-Rio. E ainda passei para o curso de letras e literatura, na Uerj. Hoje, meu grande sonho é poder dar aula na Uerj de São Gonçalo para poder devolver à cidade um pouco do conhecimento que conquistei — ressalta a escritora: — O saber precisa ser compartilhado.
Encontro marcado com a autora
Além do lançamento oficial do livro, na terça-feira, Aline dará uma palestra no auditório Lapa da Bienal do Livro, no Recreio dos Bandeirantes, a partir das 11h de amanhã. 
— Eu e outros autores vamos falar sobre o Rio de Janeiro e seus gênios, durante a Bienal. Será uma boa oportunidade para saber um pouco da minha obra. É um livro que, mesmo fazendo um mergulho sobre o universo do Rio no início do século passado, consegue dialogar com temas atuais. São fatos bem semelhantes aos que eram tratados por João do Rio em sua coluna — ressalta a jornalista.


Para a professora Giovanna Dealtry, que apresentou a obra de João para Aline, o livro da ex-aluna é indispensável para quem deseja compreender um pouco de como era a cidade do Rio durante aquele período de efervescência: 
— O trabalho de Aline é importante tanto pelo ineditismo do material pesquisado quanto pela alta qualidade das análises que fez.


Mais sobre Extra online
Tipo de Clipping: WEB Data: 11/07/2019 Veículo: Extra

Tipo de Clipping: Web Data: 13/05/2019Veículo: Jornal Extra / Economia

Tipo de Clipping: WebData: 10/04/2019Veículo: Extra Online / Rio

Tipo de Clipping: WebData: 22/03/2019Veículo: Extra Online

Tipo de Clipping: Web Data: 12/03/2018 Veículo: Extra  

Tipo de Clipping: Web Data: 07/03/2018 Veículo: Extra Online

Tipo de Clipping: Web Data: 28/01/2018 Veículo: Extra Online

Tipo de Clipping: Web Data: 22/01/2018 Veículo: Extra online

Tipo de Clipping: Web Data: 22/01/2018 Veículo: Extra online

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br