Extra online

Tipo de Clipping: WEB 

Data: 18/10/2015

Veículo: Extra

Móveis, roupas e sapatos versáteis provam que design também pode ser sustentável
18/10/2015

RIO — Num momento, ele é um sofazinho. No outro, vira cadeira. E, dependendo do gosto do freguês, torna-se uma banqueta de apoio. Batizada como Transformer, a poltrona para lá de versátil é prova de que, em se tratando de design, nem tudo é o que parece ser. A peça é um exemplo do que anda saindo das cabeças de quem trabalha nos escritórios da cidade. É criatividade usada a serviço do mobiliário, de utensílios domésticos e da moda. Há roupas que servem também para carregar objetos e sapatos que calçam no esquema três em um: bota, sapatilha e sandália rasteira. Para a designer carioca Renata Paraense, esta é a hora de valorizar o design sustentável: 
— Mais do que o desafio de ser versátil, o designer tem a responsabilidade social de criar estas peças. Vivemos num momento de tomada de consciência ambiental. Precisamos pensar em não gastar tanto material para produzir e não incentivar o consumo exacerbado. Não dá para pensar em design sem sustentabilidade.
Foi justamente da necessidade de economizar material — e espaço nas mochilas — que nasceu Teres, o calçado versátil. Quando ainda era estudante na PUC-Rio, há cerca de três anos, Renata passou uma temporada no Porto, em Portugal, e, como havia levado pouquíssima roupa, teve que se virar com o que tinha. 
— Eu não tinha nem um terço do meu armário comigo e percebi que não precisava de tudo. Como viajava muito de mochila, era difícil carregar sapatos. Quando voltei de Portugal, tinha que fazer meu projeto de final de curso e decidi que seria um sapato que valesse por três e coubesse em qualquer bolsa. — conta ela, que exibirá o modelo na exposição Rio+Design, dentro da Semana Design Rio, que o GLOBO promoverá de 4 a 8 de novembro, no Jockey Club, na Gávea.
Sapateiro como parceiro
Como nunca havia feito um sapato, Renata precisou encontrar um sapateiro para executar o projeto. Foi apresentada por uma amiga do mundo da moda ao “Tião”, de Campo Grande. Entre os rabiscos iniciais e a produção do primeiro par do “Teres” foram 12 meses. A própria Renata foi cobaia. O funcionamento, explica ela, é simples. Com a mesma sola é possível encaixar, por meio de um zíper, o corpo de uma bota (caramelo), de uma sapatilha (preta) e de uma sandália (marrom). A pessoa sai de casa com uma sacolinha e pode ir mudando de sapato conforme a necessidade.
A invenção das designers Claudia Kayat e Ana Cláudia Moreira também segue a linha parece mas não é. Trata-se de uma mochila-colete. Ou um colete-mochila. A peça, batizada de Vastbag, pode ser vista vestindo homens e mulheres. Dentro, cabem notebook, celular, maquiagem e outros cacarecos do dia a dia.
— Observando as mochilas tradicionais, vimos que elas são voltadas para carregar coisas, sem preocupação com a estética e o conforto. Muitas vezes, as pessoas carregam mais objetos do que suas costas suportam. Decidimos criar uma mochila bonita, que a mulher executiva pudesse usar o dia todo e, à noite, trocar de lado e sair para um jantar — explica Claudia Kayat.
Os primeiros modelos foram de neoprene. Hoje, após várias adaptações, têm cores variadas e material que imita couro. Há até versões com apliques de cristais Swarovski. A mochila é dupla face. 
Idealizadas para áreas externas, a poltrona Transformer e a linha corda, com mesa lateral e banqueta, de Mariana Betting Ferrarezi e Roberto Hercowitz, da EM2 designer, podem ser usadas de três formas diferentes. A poltrona, feita com estrutura de alumínio e revestida em fibras naturais, também pode ser cadeira ou banqueta. Basta um simples manejo.
— A mesa lateral de corda também vira outro móvel. Ela é toda de madeira, mas tem um tramado com fios de couro. Quando está completa, com a almofada e a bandeja de fibra de vidro encaixada, é uma mesinha. Mas pode transformar-se numa banqueta. Além disso, a bandeja que funciona como tampo da mesinha lateral pode ser utilizada separadamente — explica Mariana, que exibirá as peças na Semana Design Rio.


Mais sobre Extra online
Tipo de Clipping: WEB Data: 11/07/2019 Veículo: Extra

Tipo de Clipping: Web Data: 13/05/2019Veículo: Jornal Extra / Economia

Tipo de Clipping: WebData: 10/04/2019Veículo: Extra Online / Rio

Tipo de Clipping: WebData: 22/03/2019Veículo: Extra Online

Tipo de Clipping: Web Data: 12/03/2018 Veículo: Extra  

Tipo de Clipping: Web Data: 07/03/2018 Veículo: Extra Online

Tipo de Clipping: Web Data: 28/01/2018 Veículo: Extra Online

Tipo de Clipping: Web Data: 22/01/2018 Veículo: Extra online

Tipo de Clipping: Web Data: 22/01/2018 Veículo: Extra online

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br