Maxpress

Tipo de Clipping: WEB

Data: 19/10/2015

Veículo: Maxpress

Fórum apresenta pesquisas inéditas que utilizam células-tronco para regeneração de tecidos em humanos
19/10/2015

O Centro de Tecnologia Celular R.Crio realiza no dia 28 de outubro, em São Paulo, o 1º Fórum sobre células-tronco. O corpo humano está virando uma commodity?. O evento é dirigido exclusivamente para jornalistas.


Entre os palestrantes está a pesquisadora do Hospital Sírio Libanês, a cirurgiã dentista com pós-doutorado em Genética Humana Daniela Bueno. Ela possui uma pesquisa pioneira que trata sobre reconstrução de osso utilizando células-tronco extraídas da polpa do dente de leite. No Fórum, Daniela irá apresentar um trabalho inédito que une duas tecnologias de ponta que nunca foram experimentadas juntas, em laboratório: a utilização do laser para acelerar o processo de diferenciação das células-tronco na formação de ossos.


Outra especialista de renome confirmada para o evento é a cirurgiã plástica do Hospital das Clínicas (FMUSP), doutora Daniela Tanikawa, que também vai apresentar uma pesquisa inédita com utilização de células-tronco em cirurgias plásticas reparadoras, técnica que abre caminho para revolucionar procedimentos de reabilitação estética e funcional. 

O Fórum contará ainda com a participação da dra. Karina Griesi Oliveira, PhD em reprogramação celular pela Universidade da Califórnia e médica no Hospital Albert Einstein. Ela vai apresentar a sua pesquisa que trata sobre o uso de células-tronco no tratamento de doenças neurodegenerativas como o autismo.


O evento objetiva atualizar jornalistas sobre os principais avanços nas áreas de medicina regenerativa e engenharia de tecidos, cujas descobertas podem contribuir para a cura de inúmeras doenças. Para abordar esses temas a R.Crio reuniu grandes nomes da medicina estética e reparadora e também representantes conceituados da Academia como o prof. dr. Henrique Cintra PUC-Rio, dr. Diógenes Laércio Rocha (Hospital Sírio-Libanês - SP), dr. Roberto Fanganiello (pós-doutor do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP).

E, para dar uma visão do mercado de células-tronco, quem irá palestrar é o empresário José Ricardo Muniz Ferreira, doutor em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (RJ) e presidente da R-Crio. 

A R.Crio oferece os serviços de a expansão e armazenamento de células-tronco coletadas da polpa do dente de leite e de mapeamento genético, por meio de painéis exclusivos, que identificam tendências relacionadas a alimentação, esportes, medicamentos e saúde. A empresa está sediada em Campinas, SP, e opera há dois anos no país.

Programação 


1º Fórum sobre células-tronco 
O corpo humano está virando uma commodity? 
Horário Atividade 
8h30 Credenciamento 
9h Abertura do Fórum 
9h10 Painel 1 – Paradigmas da ciência médico-odontológica: das cirurgias plásticas reparadoras às estéticas 
Moderação: prof.dr. Henrique Cintra 


Palestra 1: Pesquisa inédita sobre laser em células-tronco 
“Dente de leite possibilita testes clínicos para reabilitação de pacientes com lábio leporino. Laser acelera processo de ossificação” 
Palestrante: dra. Daniela Bueno – Hospital Sírio-Libanês 
Palestra/debate: 
“Novas tecnologias para tratar defeitos faciais”
Palestrante/debatedor: dr. Diógenes Laércio Rocha – cirurgião plástico Hospital Sírio Libanês 


Palestra 2: Pesquisa inédita 
“Da cirurgia reparadora à estética. As células-tronco da gordura enriquecendo a lipoenxertia” 
Palestrante: dra. Daniela Tanikawa – cirurgiã plástica do Hospital das Clínicas 
10h30 Debate aberto à imprensa 
11h às 11h20 Coffee break 
11h20 Painel 2 – Entre a bioética e a “bioeuforia” 


Palestra 1: 
“Células-tronco: fatos, ficção e o futuro” 
Palestrante: dr. Roberto Fanganiello – Centros de Estudos do Genoma Humano e Células-tronco (USP) 


Palestra 2: 
“O papel do setor privado no fomento às pesquisas científicas”
Palestrante/debatedor: dr. José Ricardo Muniz Ferreira – presidente da R.Crio 


Palestra 3: 
“As células-tronco no tratamento de doenças neurodegenerativas. 
O que a ciência já consegue entregar e o que ainda não é possível” 
Palestrante: dra. Karina Griesi – Instituto de Biociência (USP) / Hospital Albert Einstein 
12h30 Debate aberto à imprensa 
13h Almoço

SERVIÇO: 
Inscrições e informações com a Virta Comunicação Corporativa 
(11) 3083-1242 
lucila.lopes@virta.inf.br 
luciana.canuto@virta.inf.br 
renata.zioli@virta.inf.br

CURRÍCULO PALESTRANTES: 
Daniela Franco Bueno possui pós-doutorado em Genética Humana e Células tronco no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e na University of California Los Angeles (UCLA). Atualmente é pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sirio-Libanês onde desenvolve pesquisas na área de células-tronco e bioengenharia de tecidos. Também é membro do Corpo Clinico do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e do Hospital SOBRAPAR, Campinas, onde atua como cirurgiã dentista de atendimento a pacientes portadores de fissuras lábio-palatinas e outras malformações craniofaciais. 


Daniela Tanikawa - médica do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês, médica assistente do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, médica assistente da Disciplina de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da USP e pesquisadora do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Doutora em Ciências pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; especializada em Cirurgia Craniofacial pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, foi bolsista da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica ( American Society of Plastic Surgeons) e da da Sociedade Americana de Cirurgia Craniofacial ( American Society of Maxillofacial Surgeons).

Diógenes Laércio Rocha possui doutorado em clínica cirúrgica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médico assistente doutor do Hospital das Cínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Cirurgião Plástico Voluntário dos programas de cirurgias de fissurados da Operação Sorriso e Smile Train. É especialista em cirurgia plástica pela Associação Médica Brasileira e Conselho Regional de Medicina de São Paulo e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. É membro fundador e titular da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio Maxilo Facial. Membro da Federación Ibero Latinoamericana de Cirugía Plástica e também membro da International Society of Aesthetic and Plastic Surgery. 

Henrique Cintra - membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. É diretor médico do Centro de Tratamentos das Anomalias Craniofaciais da UERJ. Professor assistente do curso de pós graduação em cirurgia plástica da PUC-Rio e da Fundação Carlos Chagas ambos sob a coordenação do Professor Ivo Pitanguy, desde 1987. Cirurgião plástico do Hospital Pediátrico Menino Jesus desde 1990. Cirurgião plástico da ONG norte americana Operation Smile (cirurgia das fissuras lábio-palatinas desde 1998). 

Karina Griesi - é pesquisadora associada do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Doutora em genética pelo Instituto de Biociências - USP. Tem experiência na área de genética humana e biologia molecular, atuando há 10 anos na área de pesquisa de Genética do Autismo. Durante seu doutorado, realizou estágio no exterior, onde trabalhou com a técnica de reprogramação celular para produção de células pluripotentes. Trabalhou na transferência dessa tecnologia para o Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco do Instituto de Biociências - USP.


Roberto Fanganiello –pós-doutor do Centro de Estudos do Genoma Humano e células-tronco / USP. Atua no serviço de aconselhamento genético de síndromes e malformações craniofaciais do Centro de Estudos do Genoma Humano - USP. É doutor em genética pelo Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP (IB/USP - 2010). Durante o programa de doutorado foi "visiting student" junto ao Department of Orthopaedics and Rehabilitation da Yale University / EUA (2008 a 2009). 

José Ricardo Muniz Ferreira - é diretor-presidente do Centro de Tecnologia Celular R.Crio. Membro da International Society for Stem Cell Research (ISSCR – em português, Sociedade Internacional de Pesquisas em Células-tronco), membro da International Society for Ceramics in Medicine, doutor em Ciência de Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ), mestre em Implantologia Oral pela Universidade do Grande Rio e especialista em periodontia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Possui patente requerida no Brasil e exterior sobre o processo de coleta, expansão e criopreservação de células-tronco. Atuou por mais de 10 anos como docente em cursos de graduação e pós graduação nas áreas de microbiologia, periodontia e implantodontia.


Mais sobre Maxpress
Tipo de Clipping: Web Data: 11/06/2019Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 12/03/2018 Veiculo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 08/03/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 08/03/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 02/03/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 26/02/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 21/02/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 20/02/2018 Veículo: Maxpress Net

Tipo de Clipping: Web Data: 13/12/2017 Veículo: MaxPress

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br