Portal Fator Brasil

Tipo de Clipping: WEB

Data: 10/05/2016

Veículo: Portal Fator Brasil

Capte-me: nenhuma presença será ignorada
10/05/2016

Nova exposição no Laboratório de Atividades do Amanhã explora os rastros digitais que criamos sem perceber.

O Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), dedicado à inovação e à experimentação, apresenta a exposição interativa Capte-me: nenhuma presença será ignorada, de 6 de maio a 20 de julho, no Museu do Amanhã. A atração apresentará ao público a ideia de que produzimos rastros digitais e que os dados produzidos pela nossa interferência são utilizados na construção de novos conhecimentos. O conteúdo inclui vídeos, dados captados dos visitantes por sensores, gráficos produzidos em tempo real e muita interação com o público.

Dados representam a nova e principal matéria-prima da sociedade contemporânea nesta Era da Informação. Em grandes volumes, são capazes de transmitir uma mensagem ou gerar informações para se criar novos conhecimentos. Porém, esses dados são como rastros, com informações sobre o que fazemos, compramos, queremos ou gostamos. Esses dados são captados e utilizados, muitas vezes sem percebermos. 

“A mostra Capte-me trata da importância dos dados na Era da Informação. Na Era Industrial não havia muitas referências para melhorar as coisas. Hoje temos dados emergindo de variadas fontes: do celular, dos locais por onde passamos, do computador onde acessamos a internet. Saber como são gerados e entender como utilizar estes dados pode impactar diretamente nossas vidas; e vamos estimular que os visitantes pensem a respeito”, explica Marcela Sabino, diretora do LAA e curadora da exposição. “Dados abertos à livre visualização, transparência, colaboração e compartilhamento são a base para uma sociedade mais justa e sustentável. A partir deles, mudamos atitudes, resolvemos problemas, e criamos novas oportunidades ”, afirma, destacando ainda que o aprimoramento da sociedade faz parte do conceito de existência do Museu do Amanhã.

Esses conceitos serão introduzidos por meio de ambientes lúdicos e exploratórios, onde os visitantes poderão interagir com projeções, sons e gráficos que mostrarão dados recolhidos em tempo real, revelando como os sensores captam a presença do público no Laboratório. Junto a isso, textos e vídeos de especialistas abordarão temas como "O que é dado, informação e conhecimento", "Internet de Todas as Coisas" e "Big Data"; e tablets exibirão visualizações geradas pelo fluxo de pessoas, no mundo.

O Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) tem dois focos principais de atuação: os efeitos e resultados das tecnologias tradicionais e exponenciais – como inteligência artificial, internet das coisas, robótica, impressão 3D, biotecnologia – e o futuro de determinados temas, como trabalho, urbanização, fabricação e alimentação. O LAA é apresentado pelo Banco Santander, patrocinador máster do Museu do Amanhã.

O Museu do Amanhã é um espaço de ciências dedicado a explorar possibilidades de construção do futuro, a partir das diretrizes de sustentabilidade e convivência. Seu percurso narrativo é norteado por cinco perguntas – “De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?” – e se desdobra em experiências imersivas, ambientes audiovisuais e instalações interativas. O público é convidado a se engajar em uma reflexão sobre a era do Antropoceno, quando o homem se tornou uma força planetária capaz de alterar o clima, degradar biomas e interferir em ecossistemas. O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, tendo o Banco Santander como Patrocinador Máster. O projeto conta ainda com a BG Brasil como mantenedora e o apoio do Governo do Estado, por meio de sua Secretaria do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) é responsável pela gestão do museu.

Conceituação, Criação e Expografia: Laboratório de Atividades do Amanhã | Direção: Marcela Sabino | Artistas: Alberto Harres, Allan Melo, Antônio Pack, Caio Chacal, Jonathan Harris, Matheus Mendes | Cenotécnica e Montagem: Alexei Pinheiro e Natália Costa – Infinitamente | Design Gráfico: André Lima e Luisa Borja – Tuut | Conteúdo: Eduardo Carvalho, Emanuel Alencar, Leonardo Menezes.
Colaboradores: Diogo Rezende e Isabel Seixas - Estúdio M’Baraká | André Anastácio e Marlus Araújo – Biônicos | Hélio Lopes e Simone Barbosa – PUC-RJ | Karin Breitman – EMC | Luciana Sodré e Marcos Cavalcanti – UFRJ | Realização: Laboratório de Atividades do Amanhã / Museu do Amanhã.


Mais sobre Portal Fator Brasil
Tipo de Clipping: Web Data: 28/06/2019Veículo: Portal Fator Brasil

Tipo de Clipping: Web Data: 26/06/2019Veículo: Portal Fator Brasil

Tipo de Clipping: Web Data: 18/06/2019Veículo: Portal Fator Brasil

Tipo de Clipping: Web Data: 15/06/2019Veículo: Portal Fator Brasil

Tipo de Clipping: Web Data: 13/06/2019Veículo: Portal Fator Brasil

Tipo de Clipping: Web Data: 06/06/2019Veículo: Portal Fator Brasil

Tipo de Clipping: Web Data: 31/05/2019Veículo: Portal Fator Brasil

Tipo de Clipping: Web Data: 29/05/2019Veículo: Portal Fator Brasil

Tipo de Clipping: Web Data: 28/05/2019Veículo: Portal Fator Brasil

Tipo de Clipping: Web Data: 24/05/2019Veículo: Portal Fator Brasil

Tipo de Clipping: Web Data: 21/05/2019Veículo: Portal Fator Brasil

Tipo de Clipping: Web Data: 16/05/2019Veículo: Portal Fator Brasil

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br